Região – O Carnaval altera o funcionamento de serviços públicos, comércio e agências bancárias em toda a região e em Birigui as mudanças seguem um cronograma específico que merece atenção da população.
📍 BIRIGUI
Em Birigui, o comércio funciona normalmente na segunda-feira de Carnaval, fecha na terça-feira (17) e retoma as atividades na quarta-feira de Cinzas (18), com atendimento das 9h às 18h.
Apesar de o Carnaval não ser considerado uma das datas mais fortes para o varejo tradicional, o período costuma movimentar setores como bares, restaurantes, hotelaria e serviços, especialmente com eventos e confraternizações.
Moradores devem ficar atentos também ao funcionamento de repartições públicas municipais, que podem operar em regime de ponto facultativo conforme decreto local.
📍 ARAÇATUBA
Em Araçatuba, a Prefeitura decretou ponto facultativo na segunda e na terça-feira de Carnaval. O decreto foi assinado pelo prefeito Lucas Zanatta.
O atendimento ao público nas repartições municipais será retomado apenas na quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h.
No comércio de Araçatuba:
- Segunda-feira: funcionamento normal
- Terça-feira: lojas fechadas
- Quarta-feira: atendimento especial das 12h às 18h
🏦 BANCOS
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, não haverá atendimento presencial nas agências bancárias na segunda e na terça-feira de Carnaval.
Nesses dias:
- Não haverá compensações bancárias, como TED
- O sistema Pix funcionará normalmente, 24 horas
O atendimento nas agências será retomado na quarta-feira de Cinzas, a partir das 12h, respeitando o horário habitual de cada unidade. Agências que normalmente fecham antes das 15h deverão garantir ao menos três horas de atendimento ao público.
📦 CORREIOS
Os Correios também aderiram ao ponto facultativo do governo federal. Não haverá atendimento presencial na segunda e terça-feira de Carnaval.
As atividades retornam na quarta-feira, a partir do meio-dia. A orientação é que os usuários utilizem os canais digitais para consultas e serviços durante o período.
fonte: Folha da Região