O sorteio da Copa do Mundo 2026 está próximo. A definição dos grupos para a competição está programada para o dia 5 de dezembro de 2025, no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos. O Brasil é um dos países classificados para o torneio.
Como tradicionalmente acontece, as 48 seleções serão divididas em quatro potes, definidos pelo ranking da FIFA. O Pote 1 reunirá os três países-sede (Estados Unidos, México e Canadá), além das nove seleções mais bem colocadas no ranking entre as classificadas. Os Potes 2, 3 e 4 seguirão a ordem decrescente de classificação. Cada pote terá uma seleção de cada grupo.
Das 48 seleções que disputarão a Copa do Mundo 2026, 42 estão definidas. As outras seis seleções serão conhecidas na repescagem internacional e europeia, que acontecerão em março de 2026.
A principal regra de alocação permanece: duas seleções de uma mesma confederação não podem cair no mesmo grupo, exceto no caso da UEFA, que possui um número maior de representantes e pode ter até duas equipes europeias na mesma chave.
Além disso, os países-sede já estão automaticamente designados a grupos específicos, cada um atuando em uma das cidades anfitriãs do próprio território.