A Prefeitura de Birigui iniciou nesta sexta-feira, 28 de novembro, as inscrições para 192 apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – Faixa 1, destinados a famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.850,00. As inscrições seguem até o dia 4 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.birigui.sp.gov.br.
Os imóveis, classificados como unidades habitacionais de interesse social, estão em construção na Avenida Thomaz Lopes Fernandes, no Parque Residencial América. A obra é de responsabilidade da BRN PAR Empreendimentos Imobiliários Ltda.
O empreendimento, chamado Residencial Topázio, contará com 12 torres de quatro andares, sem elevador, com quatro apartamentos por andar. Cada unidade terá 48,60 m², incluindo dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, banheiro e sacada.
A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura de Birigui e o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, e tem o objetivo de ampliar o acesso a moradia digna com condições facilitadas para famílias da cidade.
Processo de seleção
A inscrição é apenas a primeira etapa e não garante a aquisição do imóvel. A classificação e aprovação dos candidatos ficarão a cargo da Caixa Econômica Federal, agente operador do programa.
Entre os critérios de pontuação previstos no edital estão:
- mulher responsável pela família;
- pessoa com deficiência;
- idoso;
- criança na composição familiar;
- vítima de violência doméstica.
Também será exigida documentação que comprove residência em Birigui por, no mínimo, cinco anos consecutivos.
Após o processo de classificação, as famílias selecionadas serão convocadas para entrega e validação dos documentos comprobatórios.
Ponto de apoio para inscrições
Para pessoas sem acesso à internet, haverá atendimento presencial na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Roberto Clark, 543 – Centro. Os horários serão:
- 29/11/25 – das 9h às 13h
- 01, 02 e 03/12 – das 13h às 18h
Todo o processo — desde a divulgação do edital até a análise e classificação das inscrições — será realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.