Birigui – A Polícia Civil de Birigui (SP) prendeu na manhã desta sexta-feira (20), um jovem de 19 anos, acusado de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo. O flagrante aconteceu durante apoio a uma operação deflagrada pela Polícia Civil de General Salgado, cidade onde foram capturadas outras pessoas investigadas por crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
Segundo o que foi apurado pela reportagem, a partir da apreensão de um celular em dezembro de 2025, a Polícia Civil de General Salgado teve indícios de que uma pessoa identificada como “João Birigui”, estaria comercializando cocaína e maconha.
A investigação, que também colheu depoimentos de testemunhas, apontou ainda que esse investigado manteria diálogos com comparsas sobre a aquisição e posse de armas de fogo. Por isso, foi representado pela busca na casa dele e também pelo mandado de prisão preventiva.
Diante disso, foi representado pela decretação da prisão preventiva de três investigados e pelos mandados de busca e apreensão para os endereços ligados a eles, os quais foram expedidos pela Vara Regional das Garantias de São José do Rio Preto.
Birigui
Em Birigui, esses mandados foram cumpridos por equipe da Delegacia do Município, chefiada pelo delegado Eduardo de Paula, que estiveram na casa dele, no bairro Saudades. O investigado foi abordado no quarto dele, onde a havia um revólver calibre 38 dentro do guarda-roupa. A arma estava descarregada.
Também foram encontrados oito frascos plásticos com maconha do tipo “ICE”, que tem alto valor comercial e pureza, droga que já estava fracionada para venda. Os policiais apreenderam ainda um iPhone 11 que estava com o jovem, que recusou fornecer a senha de acesso.
Ouvido no imóvel, ele alegou que a arma de fogo seria para defesa pessoal, mas não comprovou a origem do revólver. Sobre a droga, alegou que seria usuário do entorpecente, que se destinaria ao consumo pessoal, apesar de não haver qualquer petrecho que comprovasse que fosse para consumo.
Preso
Preso em flagrante, o acusado foi levado para o plantão policial, onde teve a prisão confirmada pelo delegado que presidiu a ocorrência. Ele optou pelo direito de permanecer em silêncio, para se manifestar apenas em juízo.
Após a conclusão do registro, o investigado permaneceu à disposição da Justiça para ser apresentado em audiência de custódia. Como também foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva, ele deve permanecer encarcerado.
General Salgado
Segundo o que foi divulgado, no cumprimento aos demais mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em General Salgado também foram apreendidos entorpecentes, insumos utilizados no preparo de drogas e celulares.
As diligências foram realizadas com apoio da equipe de Canil da Polícia Militar e de uma guarnição de General Salgado, bem como por uma equipe da Polícia Civil de Birigui. Os investigados podem ser indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.
fonte: Hoje Mais