Birigui – Meia tonelada de fios e cabos foi recolhida durante mais uma etapa da “Operação Fio Solto”, realizada na manhã de terça-feira (10), em Birigui (SP). A ação é promovida pela Prefeitura em parceria com a CPFL Paulista e empresas de internet e telefonia, e marcou a primeira operação do ano, no bairro Jandaia 2.
De acordo com informações divulgadas, no ano passado mais de três toneladas de fios e cabos foram retiradas das vias públicas. A força-tarefa tem como objetivo aumentar a segurança da população, prevenir acidentes com fios soltos ou caídos e evitar danos à rede de energia.
Em nota, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade, Vagner Freire, destacou que o trabalho iniciado em 2025 terá continuidade ao longo de 2026, reforçando o compromisso com a organização e segurança urbana.
Obrigação das empresas
Segundo a legislação brasileira, as distribuidoras de energia são responsáveis por monitorar o uso adequado dos postes e notificar empresas em caso de irregularidades.
No entanto, mesmo sem notificação, as operadoras têm a obrigação de manter os cabos organizados e dentro dos padrões técnicos exigidos. A fiscalização é realizada pela Guarda Municipal e pela Defesa Civil.
Todo o material recolhido é encaminhado ao ponto de coleta na sede da Guarda Municipal, na avenida Nove de Julho. Posteriormente, a CPFL Paulista realiza a retirada e dá a destinação correta aos cabos.
fonte: Hoje Mais