Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ministério do Trabalho libera R$ 3,9 bilhões do FGTS para trabalhadores do saque-aniversário

Brasília – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que inicia na segunda-feira (2) o pagamento de R$ 3,9 bilhões, referentes à segunda parcela dos valores do FGTS que estavam retidos de trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e foram demitidos entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025.

 

Segundo a pasta, a liberação segue até 12 de fevereiro e deve beneficiar 822.559 trabalhadores. A maioria receberá o dinheiro automaticamente nas contas bancárias cadastradas no aplicativo FGTS. Quem não possui conta informada poderá sacar nos terminais de autoatendimento da Caixa, lotéricas ou unidades do Caixa Aqui.

 

De acordo com o MTE, das 14,1 milhões de pessoas com saldo disponível, cerca de 9,9 milhões têm parte dos recursos comprometidos com empréstimos bancários, o que impede o recebimento integral. Outros 2,1 milhões possuem o saldo totalmente bloqueado por operações de crédito, não tendo valores disponíveis para saque.

 

Como funciona o saque-aniversário

Na modalidade saque-aniversário, o trabalhador demitido sem justa causa normalmente tem direito apenas à multa rescisória de 40%, não podendo sacar o saldo total do FGTS — exceto em situações específicas, como aposentadoria, doenças graves ou compra da casa própria. Também é possível retornar ao saque-rescisão, mas a mudança só passa a valer dois anos após a solicitação.

 

De forma excepcional, o governo federal flexibilizou essa regra e está liberando o acesso ao saldo do FGTS para parte desses trabalhadores.

 

 

fonte: g1

Compartilhe em suas redes sociais:

Reset password

Insira seu endereço de e-mail e enviaremos um link para você alterar sua senha.

Powered by Estatik
WhatsApp