Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Instituto Mirim anuncia encerramento do SCFV em Birigui após suspensão do fornecimento de merenda

O Instituto Empreendedor Mirim, em Birigui, anunciou que encerrará, em 31 de dezembro de 2025, as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A decisão foi tomada após a Prefeitura, comandada pela prefeita Samanta Borini, informar que não continuará, a partir de 2026, o fornecimento de alimentação para as crianças atendidas pela parceria.

 

A reportagem visitou a unidade do Instituto, onde 130 crianças são atendidas diariamente — número que poderia ser ainda maior, não fosse a nova grade das escolas estaduais, que diminuiu o tempo disponível para participação no programa.

 

O SCFV atende crianças e adolescentes que permanecem longos períodos na instituição: algumas chegam às 6h30 e ficam até o meio-dia; outras saem da escola e permanecem até as 18h15. Sem a oferta de alimentação, o Instituto afirma não haver condições de garantir segurança, qualidade e bem-estar, ressaltando riscos à saúde e à integridade dos participantes.

 

Após o comunicado divulgado nas redes sociais, pais e responsáveis, especialmente aqueles que têm filhos com transtornos, relataram apreensão, medo e insegurança diante da iminente perda do serviço, considerado essencial para muitas famílias.

 

Segundo apuração junto a integrantes do setor social e envolvidos na parceria, a justificativa apresentada pelo Executivo para o fim da merenda seria a contenção de gastos. A decisão afeta não só o Instituto Empreendedor Mirim, mas também outras instituições conveniadas — que serão analisadas pela reportagem em matérias futuras.

 

O Instituto agendou para o dia 9 de dezembro, às 18h, uma reunião com pais e responsáveis para explicar os próximos passos e orientar famílias que precisarão de novas vagas em 2026. A entidade informou ainda que trabalha na criação de um novo programa com foco em atividades esportivas, educativas e de apoio social, cujos detalhes serão divulgados nos próximos dias.

 

A Prefeitura Municipal de Birigui foi contatada pela reportagem, por meio da assessoria de imprensa, e não enviou resposta até o fechamento desta matéria.

Compartilhe em suas redes sociais:

WhatsApp