Um homem de 43 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (27) pela Polícia Militar em Birigui (SP), após ser encontrado com mais de 20 quilos de maconha dentro do sobrado onde mora. A ação ocorreu depois que um casal, que conseguiu fugir, foi visto saindo do local com um tijolo da droga.
A equipe da Rocam (Ronda Ostensiva com Auxílio de Motocicletas) realizava patrulhamento preventivo pela rua Padre Geraldo Goseling quando avistou o casal deixando um sobrado na rua Americana. A mulher carregava uma sacola e subiu na garupa de uma moto vermelha. Ao perceberem a presença policial, o condutor acelerou e fugiu pela contramão.
Durante o acompanhamento, nas proximidades da linha férrea, na rua Siqueira Campos, a passageira dispensou a sacola. Embora os suspeitos tenham escapado, os policiais recuperaram o objeto, que continha um tijolo de maconha dividido em duas partes.
Retornando ao sobrado, os policiais encontraram o morador saindo do imóvel acompanhado do filho. O homem afirmou ser usuário de crack e contou que recebia uma quantia mensal para permitir que traficantes utilizassem o local como depósito de drogas. Ele autorizou a entrada da equipe.
Dentro do quarto de uso exclusivo do suspeito, foram localizados dois celulares e uma mala contendo vários tijolos de maconha, porções menores, além de facas, balanças de precisão e rolo de plástico filme — materiais usados para fracionamento e preparo da droga.
O investigado foi encaminhado ao plantão policial, onde decidiu permanecer em silêncio, informando que só se manifestaria em juízo. O delegado Eduardo Lima de Paula confirmou a prisão em flagrante, e o homem ficou à disposição da Justiça para audiência de custódia. O filho, que também havia sido levado à delegacia, foi ouvido e liberado.
Ao todo, a droga apreendida — incluindo o tijolo descartado pelo casal — totalizou cerca de 22,5 quilos de maconha.