Um homem de 72 anos foi preso na tarde desta terça-feira (21) em Jales (SP), suspeito de ser o responsável por uma série de mortes de cães causadas por envenenamento com “chumbinho”.
A prisão preventiva foi decretada pela Justiça após a sexta morte com indícios de intoxicação ser confirmada pelo delegado Marcel Farinazzo, que conduz as investigações.
O suspeito foi detido em sua residência, no bairro Jardim América, onde os policiais apreenderam porções de “chumbinho” e um celular. Questionado pelos agentes, o idoso preferiu não se pronunciar sobre as acusações.
O caso ganhou repercussão após imagens de câmeras de segurança mostrarem um homem arremessando uma sacola por cima do portão de uma casa, no dia 15 de outubro. Logo depois, um dos cães da residência comeu o alimento, passou mal e morreu em poucos minutos, apresentando salivação excessiva, diarreia e espuma branca na boca.
A tutora do animal, Vitória Roberta, relatou estar indignada com a crueldade. Após a divulgação do vídeo, novas denúncias surgiram relatando outros casos semelhantes no mesmo bairro.
Em uma dessas ocorrências, registrada em 8 de outubro, um tutor informou que seu beagle de 10 anos morreu após ingerir uma substância suspeita encontrada em uma sacola na calçada. O animal apresentava vômito, manchas escuras e espuma branca na boca.
Outro caso ocorreu no dia 16 de outubro, quando uma cachorra sem raça definida, de 8 anos, foi encontrada morta embaixo de um carro, também com sinais de envenenamento. A poucos metros do local, havia resquícios de uma substância parecida com “chumbinho”.
Todos os casos foram registrados como maus-tratos contra animais, e a Polícia Civil segue investigando se o idoso detido é o responsável por todas as mortes.