A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alerta nesta quinta-feira (6) para a formação de fortes tempestades entre esta sexta-feira (7) e sábado (8), causadas por um ciclone extratropical na costa da região Sudeste. Os meteorologistas destacam que a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone pode gerar tempestades severas, com granizo isolado, raios frequentes, rajadas de vento extremas e microexplosões pontuais — descargas violentas de ar que atingem ou apenas com ventos que podem ultrapassar 200 km/h.
As chuvas previstas serão fortes e rápidas, com acúmulos variando por região: muito alta em Presidente Prudente e Marília; alto em Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara; médio na região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte.
As rajadas de vento podem atingir 115 km/h no Litoral Norte; 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Itapeva; 100 km/h na região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira; e 95 km/h em Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.
A Defesa Civil dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuará de forma integrada para monitorar e responder ao avanço do ciclone. O sistema de monitoramento compartilha informações em tempo real, aumentando a precisão das ações preventivas e de emergência.
No sábado (8), dia previsto para o maior potencial de tempestades severas, o gabinete de crise da Defesa Civil estadual será acionado, reunindo órgãos como Corpo de Bombeiros, Arsesp, Artesp, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás, no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
Recomendações para a população:
- Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores
- Recolha de objetos soltos em varandas e quintais
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água
- Nunca atravesse áreas alagadas
- Se um fio energizado cai sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros
- Em caso de emergência, contate a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193
- Acompanhe atualizações dos canais oficiais e receba alertas enviando seu CEP por SMS para 40199