A Polícia Militar apreendeu um adolescente de 15 anos suspeito de participar de um roubo a um estabelecimento comercial na noite de quarta-feira (3), na região central de Birigui. A equipe foi acionada pelo COPOM enquanto realizava patrulhamento.
No local, a vítima relatou que dois indivíduos entraram no comércio e anunciaram o assalto. Um deles, vestindo bermuda e moletom preto, utilizava um simulacro de pistola para ameaçar e ordenou que a vítima se afastasse sob risco de ser atingida por disparos. Ele levou dinheiro do caixa e celulares que estavam no balcão. O comparsa, trajando calça jeans e moletom nas cores vermelho, branco e preto, dava cobertura durante a ação.
Imagens das câmeras de segurança ajudaram os policiais, Cabo Lopes e Soldado Marcos, a identificar um terceiro envolvido, que atuava como olheiro em uma bicicleta. Reconhecido pelos militares, ele foi localizado em uma residência no bairro João Crevelaro, onde estava deitado na cama. Na presença da mãe, o adolescente confessou que sua função era observar a movimentação e avisar os comparsas.
O menor levou os policiais até a casa de uma conhecida, onde foram encontrados dois moletons usados no crime, compatíveis com as gravações. Em seguida, a equipe localizou o simulacro descartado na fuga, em uma esquina entre as ruas Bento da Cruz e Conselheiro Antônio Prado.
Sem oferecer resistência, o adolescente foi conduzido à delegacia. Segundo o delegado de plantão, os depoimentos, imagens, boletim de ocorrência e objetos apreendidos confirmam a participação do menor no ato infracional análogo ao crime de roubo circunstanciado (artigo 157 do Código Penal).
Diante disso, foi lavrado o Auto de Apreensão de Adolescente Infrator. O caso foi encaminhado ao Ministério Público, e a autoridade policial representou pela internação do adolescente na Fundação Casa, destacando a gravidade da ação, o uso de simulacro e a atuação organizada do grupo.
Outro adolescente já foi identificado e também teve representação pela internação. Um terceiro envolvido continua sendo investigado.
O adolescente apreendido permanece à disposição da Justiça e será encaminhado à Fundação Casa.
Fonte: Birigui Notícias da Hora
Foto ilustrativa.