O portal de notícias Hojemais Araçatuba publicou que o sinal de internet da Prefeitura de Birigui (SP) teria sido utilizado para realizar postagens ofensivas referente as eleições de 2024. As publicações foram veiculadas por meio da página “Ana Rita” no Facebook, que recebeu uma ordem da Justiça Eleitoral para remover o conteúdo.
A investigação teve início após solicitações para identificar os responsáveis pelas publicações, o que levou à identificação da origem como sendo o sinal de internet da Prefeitura. O caso ganhou destaque em meio ao clima tenso da campanha eleitoral, e a Justiça Eleitoral foi acionada pelo advogado Renato Ribeiro de Almeida, representante jurídico da campanha de Cristiano Salmeirão.
Em maio deste ano, a Câmara de Birigui arquivou uma Comissão Processante que investigava a existência de um suposto “Gabinete do Ódio” na Prefeitura, com base em um áudio atribuído ao prefeito Leandro Maffeis (Republicanos). No áudio, Maffeis teria sugerido a ativação do tal gabinete para reagir a adversários. A defesa do prefeito, entretanto, alegou que se tratava de uma brincadeira sem qualquer alvo específico.
O pedido feito à Justiça Eleitoral também solicita a proibição de novas postagens ofensivas e a aplicação de multas que podem variar de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00, conforme determina a legislação eleitoral.