Gilberto Pedro Duarte, morador de Birigui, encontra-se em uma provação angustiante devido à negligência e burocracia enfrentadas no sistema de saúde pública do município. Sua jornada iniciou-se no ano passado, quando, ao buscar atendimento no Pronto-Socorro Municipal, foi desconsiderado pelo médico de plantão, que sugeriu procurar um consultório particular para uma cirurgia essencial.
Segundo relatos de Gilberto, ao buscar o atendimento particular, deparou-se com uma exigência financeira fora de sua realidade, sendo solicitado o exorbitante valor de R$ 60.000,00 para a realização do procedimento. Sem recursos para tal, foi orientado a recorrer novamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, sua busca por assistência pública também foi marcada por obstáculos.
Após ser encaminhado para Araçatuba, sem os devidos documentos médicos, sua consulta foi cancelada e remarcada inúmeras vezes, prolongando desnecessariamente seu sofrimento. De volta a Birigui para realizar os exames necessários, Gilberto, que sofre com uma prótese no quadril comprometendo sua mobilidade, enfrenta há um ano e dois meses uma condição debilitante, que o mantém confinado à cama, dependendo de uma barra de ferro para se locomover.
Além do amparo da Secretaria de Saúde, Gilberto necessita urgentemente do suporte da Secretaria de Assistência Social de Birigui. Sua família já buscou a Ouvidoria da Saúde em duas ocasiões, em 2023 e neste ano, recebendo apenas promessas de averiguação e prazos para resposta, sem soluções concretas.
Diante desse cenário de angústia e desamparo, o Pô Birigui compromete-se a acompanhar de perto o desenrolar desta situação. Por meio de seu representante no legislativo, o vereador Fabiano Amadeu, será protocolado um requerimento cobrando respostas concretas da ouvidoria da saúde e medidas efetivas por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Afinal, é inadmissível que um cidadão como Gilberto Pedro Duarte permaneça à mercê da burocracia e da negligência, sem acesso ao tratamento digno e adequado que sua condição requer.