São Paulo – Mais de 3,1 milhões de estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo voltam às aulas nesta segunda-feira (2), marcando o início oficial do ano letivo em mais de 5 mil escolas do Estado.
Para 2026, a Secretaria da Educação (Seduc-SP) anuncia a ampliação de programas voltados à melhoria da aprendizagem, expansão do Ensino Médio Técnico, implementação de escolas cívico-militares e reforço nas ações de tutoria e recomposição escolar.
O Ensino Médio Técnico deve alcançar 231 mil matrículas em 2.212 unidades, com 11 opções de cursos, incluindo novas áreas como eletrônica e meio ambiente. A rede também mantém parcerias com Senai e Senac, além da ampliação do Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que prevê mais 30 mil vagas até o segundo semestre.
Outra novidade é o início do modelo de Escolas Cívico-Militares em 100 unidades de 89 municípios paulistas. As escolas seguem o Currículo Paulista e contam com apoio de monitores na organização e acolhimento dos alunos.
Na área pedagógica, o programa de tutoria será ampliado para estudantes do 1º ao 9º ano, com foco em língua portuguesa e matemática. Já o Alfabetiza Juntos SP aproxima a rede da meta de 90% de alunos alfabetizados aos sete anos — atualmente, 76% dos estudantes do 2º ano já apresentam leitura adequada.
A gestão escolar também será reforçada, com ampliação do quadro de diretores, coordenadores e agentes de organização conforme o número de alunos em cada unidade.
Fonte: Folha da Região