Brasília – O início de 2026 trouxe uma dúvida comum para milhões de pessoas: será que já é possível consultar o 13º salário do INSS? Entender quando o dinheiro vai cair na conta e quem tem direito ao benefício pode influenciar o planejamento financeiro de milhares de lares.
O início de 2026 trouxe uma dúvida comum para milhões de pessoas: será que já é possível consultar o 13º salário do INSS? Entender quando o dinheiro vai cair na conta e quem tem direito ao benefício pode influenciar o planejamento financeiro de milhares de lares.
Nos últimos anos, o pagamento adiantado mudou a rotina de aposentados e pensionistas, o que tem tornado cada anúncio oficial um momento de ansiedade e atenção. Fique atento às próximas informações e veja o que pode impactar seu orçamento neste novo ciclo.
Como funciona o 13º salário do INSS?
Conhecido oficialmente como abono anual, o 13º salário do INSS corresponde a uma parcela extra recebida por quem possui determinados benefícios previdenciários. Em geral, o valor equivale a um mês do benefício e costuma ser pago em duas parcelas ao longo do ano.
A primeira parcela normalmente é depositada sem descontos, enquanto a segunda pode contar com deduções obrigatórias, como o Imposto de Renda, caso o beneficiário se enquadre nos critérios legais.
Entre os favorecidos estão aposentados, pensionistas, pessoas que recebem auxílio por incapacidade temporária (popularmente chamado de auxílio-doença), auxílio-acidente, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
Quem não tem direito ao 13º salário do INSS?
Nem todos os segurados recebem o abono anual. Quem recebe benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV), não é contemplado com o 13º, pois esses programas seguem regras próprias e não preveem o pagamento extra.
Consulta do 13º salário do INSS para 2026 já está disponível?
Muitos segurados querem saber se já está liberada a consulta do 13º no sistema do INSS para 2026. Até o momento, não foi divulgado um calendário oficial confirmando as datas do pagamento ou da antecipação para este ano. Sem essa definição, o lançamento do benefício ainda pode não estar visível para todos no extrato bancário ou no Meu INSS.
Mesmo sem confirmação do governo, é possível acompanhar a situação entrando no site ou aplicativo Meu INSS (utilizando CPF e senha cadastrada), ou pelo telefone 135, que informa a situação do benefício.
Previsão para pagamento
Apesar de não haver datas oficiais, nos últimos anos, quando houve antecipação, a primeira parcela foi paga no mês de abril e a segunda em maio, junto ao benefício mensal. A recomendação atual é verificar comunicados do Governo Federal ou do próprio INSS para obter informações verdadeiras e evitar boatos.
Como é feito o cálculo do valor?
O valor do 13º salário do INSS pode ser integral ou proporcional, dependendo do tempo de recebimento do benefício ao longo do ano. Quem recebeu o benefício durante todos os meses do ano geralmente tem direito ao valor completo. Já quem começou a receber no meio do ano terá uma fração proporcional ao número de meses em que recebeu o pagamento.
Para calcular, basta dividir o valor mensal do benefício por 12 e multiplicar pela quantidade de meses recebidos em 2026.
Como consultar o extrato de pagamento do 13º salário?
- Acesse o Meu INSS pelo site ou app;
- Informe seu CPF e senha;
- Abra o menu “Extrato de Pagamento”;
- Verifique se já consta o lançamento referente ao 13º salário.
Outra opção é entrar em contato pelo telefone 135, para consultar status do benefício e dúvidas sobre liberação e calendário.
A recomendação para todos os segurados é aguardar o anúncio do calendário feito pelo governo federal e INSS. Só esses meios informam as datas corretas e evitam frustrações causadas por notícias falsas e correntes de boatos.
O que fazer se não tiver direito ao benefício?
Quem recebe apenas benefícios assistenciais (como BPC/Loas) não terá o 13º salário depositado pelo INSS. Para informações sobre outros tipos de auxílio, orienta-se buscar o CRAS para conferir a possibilidade de acesso a outros benefícios.
Quer se manter bem informado sobre benefícios, datas e direitos? Continue acompanhando as páginas do Pô Birigui para receber as principais novidades sobre o INSS e outras notícias que podem impactar seu dia a dia.
fonte: noticiasconcursos.com.br