por Rafael Zago
A FATEB – Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui – promove nos dias 06 e 13 deste mês (sábados) um mutirão de atendimento na área do direito para a comunidade biriguiense. A população receberá orientações gerais dos alunos do curso de direito regularmente matriculados, monitorados pelos professores da referida instituição, das 09h às 12h nos próximos dois sábados, na própria sede da faculdade, que fica na Rua Antônio Simões, nº 04, no centro da cidade. O projeto faz parte do Núcleo de Prática Jurídica da FATEB, sob coordenação do Professor Dr. Renato Alexandre da Silva Freitas, e oferecerá atendimento gratuito, orientando aos interessados que apenas apresentem a documentação que acreditar relevante para subsidiar as informações relacionadas ao seu caso.

A iniciativa prepara o aluno para o mercado de trabalho, colocando-o diretamente em contato com casos concretos relacionados à diversas áreas do direito, como direito de família, previdenciário, criminal, trabalhista, entre outros, permitindo que o estudante analise cada caso e aplique o conteúdo ministrado em sala de aula, acompanhado e sob orientação de um professor da Faculdade, junto à comunidade. Em contrapartida, a comunidade recebe, nestes dois dias de atividade, orientação técnica jurídica gratuita pelos alunos e professores da instituição, o que favorecerá em especial a faixa menos favorecida financeiramente da população biriguiense que esteja precisando de uma orientação jurídica e não tenha condições de realizar uma primeira consulta para receber esta orientação com um profissional da área.
Segundo a Diretora da FATEB, Profª. Drª. Sabrina Bellorti de Andrade Berne, vale lembrar que serão realizadas apenas orientações técnicas, visto que o cidadão que pretende judicializar uma ação, peticionar, instruir ou dar prosseguimento ao seu processo judicial necessita obrigatoriamente constituir advogado regularmente registrado junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), órgão da respectiva classe profissional. Neste sentido, ao final do atendimento na instituição de ensino, sanadas as dúvidas sobre o caso apresentado, o cidadão poderá ser orientado a dirigir-se aos órgãos públicos correlatos, caso o que pleiteia dependa de registro, como a Autoridade Policial (Delegacia de Polícia), Procuradoria (Ministério Público) ou a Vara do Trabalho, ou então, dependendo do caso, procurar a Defensoria Pública ou o plantão de atendimento da OAB para constituir defensor e prosseguir com o andamento de sua causa.
Para maiores informações, basta procurar a Secretaria da FATEB, localizada na Rua Antônio Simões, nº 04, no Centro de Birigui, ou através do site www.fateb.br. Também estão disponíveis para contato as redes sociais, pelo WhatsApp (18) 3649-2200, Facebook (www.fb.com/fateb.birigui) e Instagram (@fatebbirigui).