Uma explosão em uma fábrica de móveis em Mirassol (SP) deixou um trabalhador morto e pelo menos dois feridos na manhã desta quarta-feira (3). O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas após a ocorrência.
Segundo o tenente André Luís Brito Teixeira, a explosão aconteceu enquanto um funcionário operava um aspirador de pó industrial. No momento da troca do filtro de ar — responsável por receber o pó da produção — ocorreu a explosão. O trabalhador foi arremessado, sofreu diversas fraturas e não resistiu aos ferimentos. A identidade da vítima não foi divulgada.
De acordo com o tenente, ambientes onde há grande concentração de partículas em suspensão podem se tornar atmosferas explosivas.
“Por algum motivo ainda a ser esclarecido, houve entrada de ar e possivelmente uma fonte de calor no interior do equipamento. O pó, por ser um combustível seco e fino, acabou gerando a explosão”, explicou.
O aspirador é utilizado para melhorar a qualidade do ar na linha de produção, filtrando o pó gerado no processo. Após a filtragem, o material é destinado a outra empresa, que realiza sua reciclagem e reaproveitamento.
“Essa operação é considerada de risco justamente porque cria uma atmosfera explosiva: combustível seco, ar em abundância e uma possível ignição. É semelhante a uma explosão de gás”, completou o tenente.
Além da vítima fatal, outros dois trabalhadores ficaram feridos por estilhaços de vidro e foram encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Mirassol. O estado de saúde deles não foi informado.
Uma idosa que presenciou a cena passou mal e também precisou receber atendimento médico.
Os funcionários da fábrica foram dispensados do trabalho nesta quarta-feira. A empresa Gelius informou que, por enquanto, não irá se manifestar sobre o ocorrido. A área foi isolada e passará por perícia.