Desde o início do atual mandato, a prefeita Samanta Borini (PSD) não contava com um vereador para atuar como líder do governo na Câmara Municipal. Essa lacuna dificultava a interlocução entre o Executivo e o Legislativo. Agora, essa função será assumida por Valdemir Frederico (DC), o Vadão da Farmácia, que foi convidado pela prefeita para representar oficialmente o governo nas discussões da Casa.
Vadão está em seu quinto mandato e já desempenhou essa função em gestões anteriores, inclusive na passada. A escolha teria sido definida durante uma reunião entre a prefeita e os secretários municipais, realizada na quarta-feira (22). Segundo informações apuradas, Samanta pediu sugestões de nomes para ocupar o cargo, mas como não houve indicações, decidiu convidar Vadão, em quem afirmou ter plena confiança.
A nomeação ocorre em um momento em que o relacionamento entre Executivo e Legislativo vem enfrentando desafios. Na sessão do dia 21 de outubro, por exemplo, dois projetos enviados pela Prefeitura geraram questionamentos e acabaram sendo retirados da pauta após pedidos de vista.
Vadão deve iniciar oficialmente suas atribuições como líder do governo na sessão do dia 4 de novembro. Nesta terça-feira (28), não haverá sessão ordinária na Câmara de Birigui.