Durante o lançamento da pedra fundamental, o governador Tarcísio de Freitas confirmou também que será duplicada a estrada do Guatambu para facilitar o acesso a Araçatuba.
Nesta quinta-feira (18), foi assinada a ordem de serviço para início das obras do Hospital Alto Noroeste, em Birigui (SP). O empreendimento, orçado em mais de R$ 500 milhões, contará com sete andares e 274 leitos. A unidade será referência em atendimentos de média e alta complexidade para os 40 municípios abrangidos pelo DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).
A construção será feita em uma área na marginal Geraldo Fortuna, no bairro Prado, às margens da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461). O prazo previsto para conclusão é de até 24 meses. Atualmente, já estão em andamento serviços iniciais de infraestrutura, como a abertura da via de acesso e a instalação de postes para rede elétrica.
Estradas
Durante entrevista coletiva, o governador anunciou que o Estado irá elaborar o projeto para duplicação da rodovia Senador Teotônio Villela, conhecida como estrada do Guatambu, que liga Birigui a Araçatuba. Dos 10 quilômetros de extensão, pouco mais de 6 ainda precisam ser duplicados. A previsão é que, assim que o projeto ficar pronto, seja lançada a licitação para execução da obra.
Tarcísio também destacou que a duplicação da Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463), entre Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá, depende apenas da licença ambiental para que a licitação seja lançada.
Estrutura do hospital
O hospital terá 40 leitos de UTI, sendo 30 adultos e 10 pediátricos, além de centro de diagnóstico e outros serviços. A previsão é que o processo de ligação de água e energia dure entre 45 e 60 dias, seguido pela montagem do canteiro de obras. O contrato prevê 18 meses de execução, com entrega estimada para o início de 2027.
O objetivo é trabalhar em conjunto com a Santa Casa de Araçatuba, que enfrenta grande demanda por leitos. Segundo o governador, o novo hospital ajudará a desafogar a unidade.
Mais investimentos em saúde
Além do hospital em Birigui, a região também receberá o AME Cirúrgico de Araçatuba, voltado a pequenas cirurgias, e um AME em Penápolis, ampliando a oferta de atendimentos especializados no noroeste paulista.
Impacto regional
Com a construção do hospital estadual, a Santa Casa de Birigui deverá concentrar os atendimentos de baixa e média complexidade. A medida também deve reduzir despesas locais com transporte de pacientes para tratamento em outras cidades, já que o custeio integral da nova unidade ficará sob responsabilidade do governo estadual.