O empresário e ex-vereador Aimoré Chiquito Ortega faleceu na manhã desta terça-feira (2), em Araçatuba, aos 83 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado na UTI do Hospital Unimed.
Apaixonado pelo esporte, Aimoré foi um dos fundadores da Associação Esportiva Araçatuba (AEA), em 1972, ao lado de amigos como o médico pediatra Geraldo Costa e Silva. Aproveitando a estrutura do extinto Esporte Clube Tião Maia, deu origem ao “Canarinho” e se tornou o primeiro técnico da equipe. Sob seu comando, o clube conquistou o título paulista da Série A2 em 1973, um marco histórico para a cidade.
Torcedor fiel, Aimoré acompanhou a AEA em diferentes fases, incluindo o retorno do time às competições em 2024, mesmo enfrentando problemas de saúde. Além disso, esteve presente em dez Copas do Mundo, reforçando sua grande ligação com o futebol.
Nascido em Rubiácea e criado em Guararapes, Aimoré começou cedo a organizar times amadores antes de se mudar para Araçatuba, onde também construiu carreira política, ocupando o cargo de vereador por duas vezes.
Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.
A Associação Esportiva Araçatuba divulgou nota de pesar, destacando a importância de Aimoré na história do clube e agradecendo por sua dedicação e exemplo, que deixam um legado duradouro para a cidade.