Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Simulado de acidente aéreo mobiliza grande operação no aeroporto de Araçatuba

Um exercício de emergência mobilizou, nesta quinta-feira (14), diversas equipes de segurança no Aeroporto Estadual Dario Guarita, em Araçatuba (SP). A ação, organizada pela ASP – Aeroportos Paulistas, simulou um grave acidente aéreo e faz parte do ciclo de treinamentos previstos no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil.

 

 

O cenário fictício envolveu uma aeronave com pane no trem de pouso, que resultou em colisão e incêndio, deixando 27 vítimas — sendo 14 com ferimentos leves, 12 em estado mais grave e uma fatalidade.

 

 

 

Mobilização pela cidade

 

 

A simulação chamou atenção de quem passava próximo ao aeroporto e pelas ruas de Araçatuba. Participaram equipes do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Federal e até o helicóptero Águia.

 

 

Os primeiros a agir foram os bombeiros do aeródromo, lançando jatos de água sobre duas aeronaves utilizadas no exercício. Em seguida, chegaram as demais equipes de resgate, que realizaram triagem das vítimas e encaminhamento para atendimento médico.

 

 

 

Atendimento às vítimas e apoio às famílias

 

 

O treinamento também simulou a aplicação do Pafavida (Plano de Auxílio a Familiares de Vítimas de Acidentes Aéreos), que envolve acolhimento, comunicação e suporte emocional. Participaram desta etapa universitários do Unisalesiano — dos cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia —, voluntários do grupo Legendários e alunos dos cursos técnicos de enfermagem e artes cênicas do Senac.

 

 

 

 

Objetivo do exercício

 

 

Segundo o coordenador da ASP, João Paulo, o simulado não é obrigatório para o aeroporto de Araçatuba devido ao seu porte, mas faz parte da cultura da concessionária.

 

 

“O objetivo é treinar nossa equipe de resposta a emergências e integrar toda a sociedade”, afirmou.

 

 

Ele destacou ainda a presença de órgãos reguladores do Estado e da Anac, avaliando o resultado como muito positivo.

 

 

 

Atuação da Polícia Federal

 

 

A Polícia Federal participou com cinco viaturas, nove agentes, dois peritos criminais e o delegado da unidade, que coordenou ações na sala de crise. As viaturas foram posicionadas em pontos estratégicos, controlando o acesso e garantindo segurança na área restrita.

 

 

Em nota, a corporação ressaltou que treinamentos como este fortalecem a prontidão operacional e a integração entre forças de segurança.

 

 

 

Apoio da Prefeitura

 

 

A Prefeitura de Araçatuba também esteve presente, representada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Júlio César dos Santos, pelo coordenador da Defesa Civil, Eduardo Cardozo, e pelo secretário de Esporte, Lazer e Recreação, Mauro Yamanoi.

 

 

“Treinamentos como este fortalecem a capacidade de resposta das equipes e aumentam a segurança da população em situações reais de emergência”, afirmou o secretário Júlio César.

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Fique por dentro

Receba as novidades do Pô Birigui!

Nosso compromisso é te manter informado! Não enviaremos spam. Apenas novidades e atualizações relevantes.