O Governo do Estado de São Paulo reabriu o processo de licitação para a construção do aguardado Hospital Estadual do Alto Noroeste, em Birigui. A nova concorrência pública, do tipo menor preço, foi publicada no Diário Oficial no último dia 26 de junho e tem sessão marcada para o dia 31 de julho, às 10h.
Com valor máximo estimado em R$ 335,2 milhões, a obra será financiada com recursos arrecadados por meio do leilão dos serviços lotéricos estaduais. Poderão participar empresas previamente cadastradas no SICAF e no portal de compras do governo federal.
A primeira tentativa de licitação havia sido cancelada devido a pendências documentais da empresa vencedora. Agora, com a nova abertura, o projeto volta a avançar.
Anunciado em 2023, o hospital será referência para mais de 40 municípios da região de Araçatuba, com foco em atendimentos de média e alta complexidade. A estrutura terá 30 mil m² de área construída, 274 leitos, sete andares, heliporto e conceito sustentável.
A expectativa é de que a unidade represente um importante reforço para a rede pública de saúde do noroeste paulista, ajudando a desafogar hospitais já sobrecarregados e ampliar o acesso da população a atendimentos especializados.