Hilton Marcos Pereira Dias, de 53 anos, faleceu na última terça-feira (15) na cidade de Cardoso, a cerca de 130 km de Araçatuba. Ele estava internado há quase uma semana na Santa Casa local com queimaduras graves causadas por soda cáustica.
O caso aconteceu no dia 9 de abril. Segundo o boletim de ocorrência divulgado nesta quarta-feira (16), a ex-namorada de Hilton, uma mulher de 67 anos, afirmou à polícia que agiu em legítima defesa após ser ameaçada novamente por ele, com quem teve um relacionamento de aproximadamente três anos encerrado em janeiro deste ano.
Conforme o relato da mulher, o fim do relacionamento se deu por conta de agressões e ameaças constantes. Desde a separação, ela havia conseguido medidas protetivas e Hilton já havia sido preso duas vezes, além de responder a inquéritos por lesão corporal e ameaça.
Mesmo com a proteção judicial, a mulher contou que o ex continuava a persegui-la. No dia do ataque, ao vê-lo se aproximar com uma faca, ela jogou sobre ele uma mistura de água com soda cáustica, que teria preparado por medo de novos episódios de violência.
Hilton tentou fugir após ser atingido, mas caiu próximo à própria residência. A própria mulher acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e a Polícia Militar. Ele foi socorrido com queimaduras de segundo e terceiro graus no rosto e no tórax, mas não resistiu aos ferimentos.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames. A mulher foi ouvida e liberada. Segundo o delegado Tiago Madlum Araújo, responsável pelo caso, tudo indica que ela agiu em legítima defesa, diante do histórico de violência doméstica e do descumprimento das medidas protetivas por parte de Hilton.
Fonte: Folha da Região