Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de Birigui solicitará prorrogação de prazo para regularizar aterro sanitário

A Prefeitura de Birigui deve encaminhar, no início de fevereiro, um pedido de prorrogação do prazo do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público para a regularização do aterro sanitário do município.

 

Desde o início da atual gestão, a administração municipal tem intensificado os esforços para solucionar as pendências do espaço, que teve sua Licença de Operação reprovada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em setembro de 2023. A reprovação levou à interdição do local devido a irregularidades ambientais, como descarte inadequado de resíduos, ausência de compactação e recobrimento com terra, falta de drenagem de águas pluviais e presença excessiva de urubus e moscas.

 

Aterro sanitário

 

Após a assinatura do TAC com o Ministério Público, a Cetesb liberou o uso do aterro, que recebe, em média, 85 toneladas de lixo doméstico por dia. Segundo a Prefeitura, o descarte agora ocorre de forma organizada, com o lixo sendo compactado e coberto com terra, melhorando significativamente a aparência do local.

 

“A situação já é outra. O que há poucos dias parecia desordenado, hoje já apresenta um novo aspecto”, destacou a prefeita Samanta Borini (PSD) em nota oficial. Apesar dos avanços, a gestão reconhece que ainda há ajustes a serem feitos para garantir que o aterro opere dentro das normas ambientais.

 

“Nosso compromisso é atender todas as exigências da Cetesb para que o aterro funcione conforme a legislação”, afirmou a prefeita.

 

Coleta seletiva e conscientização ambiental

 

Além das melhorias no aterro, a Prefeitura planeja implantar um programa de coleta seletiva no primeiro semestre de 2025. A iniciativa começará pelos órgãos públicos, será expandida para as escolas e, posteriormente, abrangerá os bairros e a população em geral.

 

O programa será acompanhado por um projeto de educação ambiental e conscientização, buscando envolver os moradores na separação correta dos resíduos e na preservação do meio ambiente.

 

A administração municipal segue empenhada na regularização completa do aterro e na implementação de políticas sustentáveis para o município.

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Fique por dentro

Receba as novidades do Pô Birigui!

Nosso compromisso é te manter informado! Não enviaremos spam. Apenas novidades e atualizações relevantes.