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Idosa de 81 anos perde consulta após esperar mais de 6 horas por transporte em Birigui

Na última terça-feira (3), Dona Ana, uma idosa de 81 anos, enfrentou um grave transtorno em Birigui ao perder uma consulta no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Araçatuba. Ela aguardou por mais de seis horas em frente a uma faculdade, ponto de coleta de transporte, mas o veículo não apareceu.

A idosa chegou ao local por volta das 3h30 da manhã, atendendo ao horário previsto no documento de agendamento, que indicava a saída do transporte às 4h. No entanto, o esperado veículo não chegou, e Dona Ana permaneceu no local até as 9h30, sem qualquer atendimento ou aviso sobre a situação.

COMUNICAÇÃO FALHA

De acordo com a Secretaria de Transporte de Birigui, uma mensagem com o horário atualizado do transporte teria sido enviada via WhatsApp para o contato de Dona Ana. Porém, a neta da idosa, responsável por gerenciar a comunicação, afirmou que não recebeu nenhuma notificação. Um print da mensagem foi apresentado pelo secretário Juliano, mas a informação parece não ter chegado ao destino.

Além disso, a van que deveria realizar o transporte estava em manutenção, com revisão agendada para o mesmo dia, mas a idosa, que marcou sua consulta em 21 de novembro, foi informada do problema apenas na véspera.

TRISTE REALIDADE

Dona Ana sofre de hérnia e diabetes e, devido à espera prolongada, precisou ser amparada pelo vigilante da faculdade. Ele ofereceu uma cadeira para que a idosa pudesse se sentar, mas ainda assim ela passou boa parte do tempo em pé, sob chuva.

Muito abalada, Dona Ana voltou para casa sem atendimento, após se levantar às 2h da manhã e caminhar até o ponto de coleta para esperar um transporte que nunca chegou.

UMA SITUAÇÃO RECORRENTE

Infelizmente, este não é um caso isolado. Problemas com transporte de pacientes em Birigui têm sido recorrentes. Recentemente, um paciente com câncer quase perdeu uma consulta vital devido à falta de veículos, e acabou falecendo dias depois, reforçando a gravidade da situação enfrentada pelos moradores.

MEDIDAS URGENTES

Diante da repercussão do caso, a reportagem solicitou que a Prefeitura de Birigui envie uma assistente social à residência de Dona Ana, garantindo o reagendamento de sua consulta e o transporte necessário. É imperativo que o município tome medidas concretas para evitar que outros moradores sofram com o mesmo descaso, assegurando transporte adequado e comunicação eficiente.

Seguiremos acompanhando o caso e cobrando soluções para que episódios como este não se repitam.

 

Fonte: Birigui Notícias da Hora

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