Os estudantes da Escola Sesi “Samir Nakad” de Birigui se destacaram na cerimônia de premiação do Festival Afrominuto, realizada nesta segunda-feira (18), na Universidade Zumbi dos Palmares, em São Paulo. Parte da Virada da Consciência, o evento reuniu jovens de todo o Brasil em uma celebração à diversidade étnico-racial por meio de produções audiovisuais.
Sob a orientação da professora Lilian Blasioli, os alunos Emmanoel Cavalcante, Vitória Palácio, Giovanna Zampieri, Felipe Zamai, Carlos Santiago e André Ogaya competiram com projetos inovadores, sendo que dois grupos chegaram à final. O trio formado por Emmanoel, Vitória e Giovanna conquistou o 2º lugar com um curta-metragem que destacou a importância da igualdade racial e da valorização da cultura afro-brasileira.
“Foi uma oportunidade única para eles exercerem a criatividade, refletirem sobre questões sociais e ampliarem seus horizontes”, ressaltou a professora Lilian, enfatizando o impacto do festival na formação cidadã e acadêmica dos jovens.
Promovido pela Universidade Zumbi dos Palmares, o Festival Afrominuto integra a programação da Virada da Consciência, evento que celebra o Dia da Consciência Negra. Reconhecida por fomentar o protagonismo juvenil, a iniciativa utiliza o audiovisual como ferramenta para promover reflexões sociais e fortalecer a cultura afro-brasileira.