O Tribunal do Júri de Birigui condenou Allan Devides de Oliveira a 3 anos, 10 meses e 2 dias de prisão por tentativa de homicídio contra um homem, atualmente com 40 anos, em um bar no bairro Portal da Pérola 2. O crime ocorreu em 15 de dezembro de 2022, quando Allan atirou na vítima, atingindo-a no peito e no braço, após uma discussão envolvendo seu irmão e a vítima.
De acordo com o relato da vítima à Polícia Civil, o incidente começou por volta das 2h, quando ele estava jogando bilhar em um bar na avenida Afif José Abdo. Durante a madrugada, ele foi abordado por dois irmãos, sendo que um deles iniciou uma discussão por ciúmes, ao chamá-lo de “vacilão”. Em meio ao confronto verbal, Allan teria sacado um revólver e disparado contra ele para defender o irmão. Mesmo ferido, o homem conseguiu ir de moto até sua casa e foi levado ao pronto-socorro após sua esposa chamar o resgate.
No tribunal, Allan confessou que foi ao bar naquela madrugada procurar seu irmão, pois estava indo para o trabalho. Ele relatou que presenciou a vítima insultando e ameaçando seu irmão. Segundo sua versão, após questionar o que havia acontecido, ele empurrou a vítima, e uma briga corporal teve início. Durante a luta, ele teria feito um disparo para o alto, e depois, ainda no chão, atirou na direção do homem, alegando que este continuava a ameaçá-lo.
A sentença foi definida na terça-feira (12) pela juíza Moema Moreira Ponce Lacerda, que levou em conta a confissão de Allan para aplicar uma pena reduzida. Apesar do pedido de absolvição por legítima defesa feito pela defesa, o júri acatou o argumento do Ministério Público, representado pelo promotor Rodrigo Mazzilli Marcondes, que solicitou a condenação por homicídio simples privilegiado. Allan iniciará o cumprimento da pena em regime fechado, sem o direito de recorrer em liberdade, devido à sua reincidência em outros crimes.