Na noite de quinta-feira (10), um vazamento de água resultou na queda de parte do forro do teto da ala de enfermaria feminina da Santa Casa de Birigui (SP). O desabamento, causado por uma desconexão em um dos canos da rede hidráulica do prédio, não deixou feridos. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas não precisou intervir, e a Guarda Municipal assumiu a responsabilidade pela ocorrência.
Em nota oficial, a Santa Casa informou que todos os pacientes da ala atingida foram imediatamente remanejados para outras alas do hospital e avaliados pela equipe médica, que não identificou a necessidade de transferências. A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) também foi comunicada, caso fosse necessário transferir pacientes para outros hospitais.
A Defesa Civil Municipal e a equipe de engenharia da Prefeitura realizaram uma vistoria na manhã desta sexta-feira (11), identificando que as avarias se concentraram em apenas um dos quartos da enfermaria feminina, que seguirá interditado até o término das obras. A ala masculina, que também havia sido esvaziada por precaução, já foi liberada para uso.
O prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) esteve no hospital para acompanhar os procedimentos ao lado de integrantes da diretoria do hospital, que está sob intervenção da Prefeitura desde fevereiro de 2022. Segundo a assessoria de imprensa, a equipe de manutenção da Santa Casa, com apoio da Prefeitura, já iniciou os reparos necessários.