O município de Birigui conta com uma lei que busca reconhecer e incentivar as mulheres que se destacam no trabalho social. De autoria do vereador Fabiano Amadeu, com co-autoria de outros quatro parlamentares, a legislação institui o Prêmio “Primeira Dama Hebe Najas Camargo Cervelati”. A honraria será concedida anualmente a uma mulher que tenha se destacado em sua atuação profissional ou na prestação de serviços relevantes à comunidade.
A proposta é valorizar o papel feminino no contexto da cidadania, ressaltando a importância do trabalho social desempenhado por muitas mulheres no município. A escolha da homenageada será feita pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Assistência Social, que terá até o dia 31 de dezembro do ano anterior à entrega do prêmio para realizar a indicação.
O prêmio, composto por um certificado e uma placa, será entregue durante uma sessão solene no mês de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento reforça o reconhecimento do município ao trabalho dessas mulheres que, muitas vezes, atuam de forma silenciosa, mas impactante, em prol da sociedade biriguiense.
A iniciativa visa não apenas reconhecer as ações dessas cidadãs, mas também inspirar outras mulheres a se engajarem em atividades sociais, fortalecendo ainda mais o papel da mulher na construção de uma comunidade mais justa e solidária.