Moradores dos bairros Parque Dom Pedro, Portal da Pérola 1 e 2, em Birigui (SP), estão há pelo menos cinco dias sem água nas torneiras. O fornecimento foi interrompido na última sexta-feira (06), e desde então, a população tem enfrentado dificuldades para realizar tarefas básicas como tomar banho e lavar roupas. A Prefeitura de Birigui atribuiu o problema à estiagem e ao baixo nível do Ribeirão Baixotes, que abastece parte da cidade.
No fim de semana, o prefeito Leandro Maffeis apareceu nas redes sociais, trajando uniformes da Defesa Civil, reforçando que a crise hídrica é resultado da falta de chuvas. Em uma nota publicada na sexta-feira (06), a Prefeitura ainda mencionou possíveis multas para quem usar água de forma irresponsável, o que gerou revolta entre os moradores. Nas redes sociais, a medida virou piada, com muitos afirmando que “não serão multados, pois nem água têm em casa.”
A situação crítica afeta outros bairros, como Recanto dos Pássaros, Jardim do Lago e Toselar. Moradores relatam que a falta d’água persiste e que, mesmo com o apelo da Prefeitura para economia de recursos, a população sofre com o descaso. “Como é possível, em pleno calor insuportável, depois de um dia de trabalho árduo, não termos sequer a dignidade de tomar um banho decente?”, questiona um morador do Portal da Pérola 2.
O vereador Fabiano Amadeu, representante do legislativo, também tem cobrado soluções. Ele afirma que a crise da água em Birigui não é recente e que as promessas feitas até o momento precisam se transformar em ações concretas. “Birigui necessita de cuidados urgentes. A população não aguenta mais tanto desprezo e falta de comprometimento com o bem-estar da comunidade”, declara o vereador, pedindo soluções imediatas para o problema.
Foto: Diego Alves/Birigui Notícias da Hora