Um jovem de 24 anos foi detido pela Polícia Militar em Araçatuba (SP) na tarde de sábado (24), após ser flagrado conduzindo uma motocicleta com a placa adulterada. Ele já tinha histórico de fuga em abordagens anteriores e admitiu que já teve outra moto apreendida por esse motivo.
A prisão ocorreu após uma longa perseguição por várias ruas da cidade, registrada por populares que gravaram a tentativa de captura. O jovem só foi detido ao parar em frente à sede do plantão policial. Durante a fuga, ele teria colidido com uma viatura policial.
De acordo com o relato dos policiais, a perseguição começou por volta das 16h, quando a equipe da Rocam (Ronda Ostensiva com Auxílio de Motocicletas) avistou o jovem empinando uma Honda Titan preta na rua Saldanha Marinho, próximo ao zoológico municipal. Ao notarem sinais de adulteração na placa da moto, os policiais iniciaram o acompanhamento.
Fuga e Perseguição
O jovem desrespeitou as ordens de parada e seguiu em alta velocidade em direção ao centro da cidade, passando pelo bairro Planalto e cruzando Araçatuba rumo à zona leste. Ele chegou a passar ao lado de uma creche na rua Três Lagoas, no bairro Umuarama, e o helicóptero Águia foi acionado para auxiliar na perseguição.
Outras viaturas tentaram interceptar o motociclista no cruzamento da avenida Valdir Felizola de Morais com a rua Afonso Pena. Na tentativa de escapar, o jovem colidiu com uma das viaturas, causando danos na parte frontal e no farol direito do veículo policial, além de arrancar a placa da viatura.
Apesar de ter se desequilibrado, o jovem continuou a fuga, passando em alta velocidade pela rua Rio de Janeiro, em frente à Santa Casa, onde havia pedestres e veículos. Ele só parou em frente ao prédio do plantão policial, onde foi finalmente abordado.
Adulteração e Prisão
Após ser identificado, constatou-se que o jovem possuía habilitação, mas não estava com nenhum documento no momento da abordagem. Ele tem passagens anteriores por tráfico de drogas e furto. Sobre a motocicleta, a polícia verificou que uma das letras da placa havia sido adulterada com graxa preta, alterando o número original, que pertence a uma moto de Santo Antônio do Aracanguá, para um semirreboque de Limeira.
O jovem confessou que adulterou a placa para evitar multas. A moto, que estava sem painel de instrumentos e com danos no tanque, foi apreendida após passar por perícia. Os números do chassi e do motor estavam em ordem.
O delegado responsável pela ocorrência determinou a prisão do jovem, que deve responder por adulteração de sinal identificador de veículo, um crime inafiançável na fase policial, e também por infringir o artigo 308 do Código de Trânsito Brasileiro, ao realizar manobras perigosas e colocar outras pessoas em risco durante a fuga. Após ser ouvido, ele permaneceu à disposição da Justiça para a audiência de custódia. A moto foi recolhida ao pátio de um guincho, e a viatura danificada será apresentada para perícia posteriormente.