Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Após pressão da Câmara dos Vereadores, Estação de Tratamento de Esgoto de Birigui volta funcionar

A Prefeitura de Birigui (SP) comunicou na sexta-feira (21) que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município voltou a operar normalmente na manhã do mesmo dia. A retomada das atividades ocorreu após o município ter sido autuado pela Cetesb (Agência Ambiental de São Paulo) na segunda-feira (17), por despejar esgoto sem tratamento no Ribeirão Baixotes, que abastece a cidade.

Após denúncia da Câmara dos Vereadores, uma equipe da Agência Ambiental de Araçatuba esteve na ETE e constatou que o esgoto coletado no município não estava sendo tratado há cerca de um mês. No dia seguinte, a Prefeitura confirmou que a suspensão das operações da ETE foi devido a problemas nos inversores de frequência da Estação Elevatória, considerando inviável o conserto dos equipamentos antigos e adquirindo emergencialmente um novo equipamento.

Na nota divulgada na sexta-feira, a Prefeitura informou que além da aquisição e instalação de um novo inversor de frequência, mais moderno e eficiente, foi feita a troca do motor da bomba responsável pelo bombeamento do esgoto para o sistema de tratamento.

Apesar das melhorias, a Agência Ambiental de Araçatuba negou, na segunda-feira, o pedido de renovação da licença de funcionamento da ETE de Birigui, “em função do não atendimento à eficiência do sistema e à alteração da qualidade do corpo receptor, em desacordo à legislação vigente”. O município também foi multado em R$ 42.432,00, equivalente a 1.200 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), por reincidência em prejudicar a qualidade das águas do Baixotes.

Em 2 de agosto do ano passado, a Prefeitura havia sido autuada em 600 Ufesps pelo mesmo motivo, após advertência durante inspeção realizada em 9 de março. Na próxima semana, a reportagem irá consultar a Cetesb sobre um possível novo pedido de licença para a ETE.

O Pô Birigui continuará acompanhando os problemas do município e, através do vereador Fabiano Amadeu, cobrará soluções definitivas para a questão. A resolução parcial do problema se deu graças à atuação da Câmara dos Vereadores.

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
Fique por dentro

Receba as novidades do Pô Birigui!

Nosso compromisso é te manter informado! Não enviaremos spam. Apenas novidades e atualizações relevantes.