Uma cena inusitada atraiu a atenção de quem passava pela praça Dr. Gama, em Birigui, na noite desta terça-feira (18). A agência do Banco do Brasil estava tomada por uma densa fumaça e o alarme de segurança havia sido disparado, gerando alvoroço entre os transeuntes.
Populares, preocupados com a situação, acionaram rapidamente o Corpo de Bombeiros de Birigui. Policiais militares e agentes da Guarda Civil Municipal também foram ao local, isolando a área para garantir a segurança. Apesar da grande quantidade de fumaça, os bombeiros logo identificaram que se tratava de um sistema de segurança do próprio banco.
Esse sistema, ao ser ativado, libera uma cortina de fumaça destinada a dificultar a ação de possíveis assaltantes de caixas eletrônicos. A equipe do Birigui Notícias da Hora esteve presente e confirmou que não havia qualquer anormalidade no local, mas a origem do disparo do alarme ainda era desconhecida. Um representante do banco foi chamado para desligar o alarme.
Após a chegada dos responsáveis pela agência, os bombeiros realizaram uma varredura completa no interior do banco. Confirmou-se que o dispositivo de segurança, que libera uma névoa de partículas de glicol – substância inofensiva para os humanos – foi ativado por sensores que detectam qualquer tentativa de invasão ou violação dos equipamentos e portas da agência.
Depois de concluírem os trabalhos e garantirem a normalidade, a via foi liberada pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal, tranquilizando a população.