Na última quarta-feira (11), um homem de 72 anos, internado na Santa Casa de Birigui (SP) para uma cirurgia de hemorroida, teve a vesícula retirada por engano. O caso gerou indignação entre os familiares, que agora cobram explicações da instituição hospitalar.
De acordo com o documento de internação, o paciente deveria passar por uma hemorroidectomia, procedimento destinado à remoção de vasos sanguíneos dilatados na região anorretal. Ele deu entrada no hospital no início da tarde e foi levado ao Centro Cirúrgico às 16h45. No entanto, após várias horas sem notícias, o paciente retornou ao quarto quase 11 horas da noite, reclamando de intensa dor. Foi então que a família descobriu que ele havia sido submetido a uma colecistectomia, cirurgia para retirada da vesícula biliar.
“O encaminhamento do médico estava correto, não sabemos como ocorreu o erro”, afirma um familiar, que também denuncia a ausência da médica responsável após a descoberta do engano.
A Santa Casa de Birigui, sob intervenção da Prefeitura e com o Prefeito Leandro Maffeis como interventor, emitiu nota informando que iniciou uma sindicância para apurar os fatos e tomar as medidas administrativas e legais cabíveis. O Pô Birigui continuará acompanhando o desenrolar da situação e cobrando esclarecimentos das autoridades responsáveis.