A Prefeitura de Birigui (SP) anunciou hoje a abertura de um novo processo de contratação emergencial para a gestão da Estratégia Saúde da Família (ESF), após a desclassificação das propostas apresentadas pela Associação de Benemerência Senhor Bom Jesus e pela Abrasce (Associação Brasileira de Apoio à Saúde, a Cultura e a Educação). O aviso, publicado nesta segunda-feira (10), indica a necessidade urgente de substituição da Organização Mãos Amigas, cujo contrato vence este mês e não será renovado.
Na última sexta-feira (7), em reunião realizada, as propostas das organizações mencionadas foram descartadas por não atenderem a um item crucial do edital. Com apenas essas duas entidades apresentando propostas, a Prefeitura decidiu pela abertura de um novo edital para contratação direta, com dispensa de licitação.
As interessadas têm até as 10h de quarta-feira (12) para enviar suas propostas ao e-mail secsaude@birigui.sp.gov.br. O contrato a ser firmado terá validade de 180 dias ou até a conclusão do chamamento público que deverá ser aberto posteriormente.
Além disso, a administração municipal respondeu às preocupações quanto ao atraso no pagamento dos salários dos funcionários contratados pela Mãos Amigas. Segundo a Prefeitura, uma ação de consignação em pagamento dos funcionários das Unidades Básicas de Saúde será protocolada hoje, visando assegurar o pagamento dos saldos de salário, vale-alimentação e piso da enfermagem de forma correta e cumprindo as formalidades legais.
Segundo publicado pelo portal de notícias Hojemais Araçatuba, a Prefeitura também respondeu sobre o atraso no pagamento dos salários dos funcionários contratados pela Mãos Amigas, que não haviam recebido até esta segunda-feira, apesar de o prazo ter vencido na sexta-feira.
Segundo a administração municipal, uma ação de consignação em pagamento dos funcionários das Unidades Básicas de Saúde seria protocolada hoje.
A Prefeitura informa que será consignado os saldos de salário, vale-alimentação e piso da enfermagem para que os valores sejam repassados aos funcionários de forma correta e cumprindo as formalidades legais. “A Prefeitura informa que não tem medido esforços para a efetiva resolução desse infortúnio”, informa em nota.
Diante da situação, O Pô Birigui continuará acompanhando os desdobramentos e cobrando uma solução rápida para os desafios enfrentados na área da saúde municipal.