A Prefeitura de Birigui (SP) emitiu comunicado na tarde de quarta-feira (22), confirmando a paralisação dos serviços médicos terceirizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A medida foi tomada em resposta a intercorrências constatadas no contrato de gestão com a Organização Social de Saúde (OSS) Mãos Amigas. Embora alguns serviços eletivos tenham sido suspensos, atendimentos prioritários, como gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças febris e de saúde mental, permanecem inalterados.
Segundo a administração municipal, a paralisação resultou na suspensão parcial de agendamentos eletivos, mas medidas estão sendo tomadas para regularizar a situação. A Prefeitura afirmou que notificará o Conselho Regional de Medicina (CRM), o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e o Ministério Público sobre a interrupção dos serviços.
O impasse entre a Prefeitura e a OSS Mãos Amigas também envolve questões trabalhistas, incluindo a falta de depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), atrasos salariais e o não pagamento do complemento do Piso da Enfermagem. Os funcionários relatam que, embora os valores relativos ao FGTS sejam descontados de seus salários, não são depositados em suas contas.
A situação se agravou ao ponto de a Prefeitura romper o contrato com a OSS Mãos Amigas, que também gerenciava o Pronto-Socorro Municipal. Porém, foi mantido o contrato de gestão da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde. Reuniões no Ministério Público do Trabalho foram desmarcadas devido à ausência de representantes da OSS.
Diante desse cenário, questionamentos surgem sobre a garantia do recebimento dos benefícios pelos profissionais de saúde e até quando terão que esperar por uma solução. Enquanto as negociações seguem, a população enfrenta as consequências da paralisação, destacando a urgência de uma resolução por parte da Prefeitura.
O Pô Birigui seguirá acompanhando de perto essa situação e através do seu representante no legislativo, vereador Fabiano Amadeu, seguirá cobrando uma solução urgente para garantir o bem-estar da população.