A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) emitiu um comunicado nesta quinta-feira informando a recaptura dos três reeducandos que haviam fugido do Centro de Ressocialização (CR) de Birigui, no interior de São Paulo. Os fugitivos, que cumpriam pena no regime semiaberto, renderam dois agentes penitenciários em uma ousada fuga que envolveu uma emboscada.
Os detentos simularam um dos presos passando mal, atraindo um dos agentes para prestar socorro. Nesse momento, os outros dois presos aproveitaram a situação para render os agentes, utilizando um improvisado espeto feito com um pedaço de metal.
Segundo a SAP, após render os agentes, os fugitivos escalaram o muro do pátio, agredindo um dos funcionários durante a fuga. A Secretaria de Administração Penitenciária instaurou um Procedimento Apuratório e o incidente foi registrado em um boletim de ocorrência pela delegacia de Birigui.
Com a recaptura dos fugitivos, eles agora enfrentarão a regressão ao regime fechado e responderão a inquérito por agressão aos funcionários do CR e pela fuga do sistema prisional.
O agente penitenciário que foi ferido durante a fuga permanece internado e em observação. De acordo com a SAP, ele bateu a cabeça na grade de contenção e foi ameaçado pelos detentos, que chegaram a colocar o espeto no pescoço dele. Antes de fugirem, os presos ainda o algemaram, intensificando a gravidade do ocorrido. A equipe médica está acompanhando o estado de saúde do agente, que ainda se encontra em recuperação.