Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bebê de oito meses morre por gripe H1N1

Uma bebê de apenas oito meses faleceu no último domingo (11), em Araçatuba (SP), em decorrência da gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1). A criança estava internada em estado grave na UTI neonatal da Santa Casa desde o dia 16 de abril, com quadro de síndrome respiratória aguda.

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica do hospital, exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz confirmaram a infecção pelo vírus H1N1. O sistema de saúde, no entanto, não encontrou registros de vacinação contra influenza nem contra a Covid-19 no cadastro da paciente.

 

📲 Participe do canal do Pô Birigui no WhatsApp

 

Esse é o segundo óbito por H1N1 registrado na cidade em 2025. A primeira vítima foi uma mulher de 67 anos, que faleceu em 18 de janeiro.

 

A partir deste ano, a vacina contra a gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicada para crianças de seis meses a seis anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes. Também fazem parte do público prioritário profissionais da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até segunda-feira (12), a cobertura vacinal no município era de apenas 25,53%, com 22.362 pessoas imunizadas. Entre as crianças, a adesão é ainda menor: apenas 9,28% (1.389 crianças) foram vacinadas.

 

Diante da baixa procura, a prefeitura ampliou a vacinação para toda a população acima de seis meses de idade. Desde a ampliação, 2.065 pessoas procuraram a vacina.

 

O secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, alertou para o risco da baixa cobertura, especialmente entre crianças e idosos, que são os mais vulneráveis às complicações da gripe. A vacina disponível protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e influenza B.

 

Para ampliar o acesso, haverá um ponto especial de vacinação nesta quarta-feira (14), das 11h às 14h, no Atende Fácil (Rua Oscar Rodrigues Alves, 295 – Vila Mendonça). É necessário levar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

 

Além disso, a vacina continua disponível em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três UBSs — Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2 — funcionam até as 22h. Aos finais de semana, a vacinação é realizada nas UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, das 8h às 17h.

 

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia em suas redes sociais:

Fique por dentro

Receba as novidades do Pô Birigui!

Nosso compromisso é te manter informado! Não enviaremos spam. Apenas novidades e atualizações relevantes.