Uma bebê de apenas oito meses faleceu no último domingo (11), em Araçatuba (SP), em decorrência da gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1). A criança estava internada em estado grave na UTI neonatal da Santa Casa desde o dia 16 de abril, com quadro de síndrome respiratória aguda.
Segundo a Vigilância Epidemiológica do hospital, exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz confirmaram a infecção pelo vírus H1N1. O sistema de saúde, no entanto, não encontrou registros de vacinação contra influenza nem contra a Covid-19 no cadastro da paciente.
Participe do canal do Pô Birigui no WhatsApp
Esse é o segundo óbito por H1N1 registrado na cidade em 2025. A primeira vítima foi uma mulher de 67 anos, que faleceu em 18 de janeiro.
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicada para crianças de seis meses a seis anos, idosos a partir de 60 anos e gestantes. Também fazem parte do público prioritário profissionais da saúde, professores e pessoas com doenças crônicas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até segunda-feira (12), a cobertura vacinal no município era de apenas 25,53%, com 22.362 pessoas imunizadas. Entre as crianças, a adesão é ainda menor: apenas 9,28% (1.389 crianças) foram vacinadas.
Diante da baixa procura, a prefeitura ampliou a vacinação para toda a população acima de seis meses de idade. Desde a ampliação, 2.065 pessoas procuraram a vacina.
O secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, alertou para o risco da baixa cobertura, especialmente entre crianças e idosos, que são os mais vulneráveis às complicações da gripe. A vacina disponível protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e influenza B.
Para ampliar o acesso, haverá um ponto especial de vacinação nesta quarta-feira (14), das 11h às 14h, no Atende Fácil (Rua Oscar Rodrigues Alves, 295 – Vila Mendonça). É necessário levar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.
Além disso, a vacina continua disponível em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três UBSs — Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2 — funcionam até as 22h. Aos finais de semana, a vacinação é realizada nas UBSs Morada dos Nobres e Umuarama 2, das 8h às 17h.
Fonte: G1