No último fim de semana, o sistema penitenciário paulista registrou apreensões de drogas com visitantes de detentos nos Complexos Penais de Mirandópolis e Lavínia, durante os procedimentos de revista antes do ingresso nas unidades prisionais.
Em Mirandópolis, no domingo (23), uma mulher foi flagrada ao tentar entrar na Penitenciária II com entorpecentes escondidos em seu corpo. Durante a passagem pelo escâner corporal, os agentes penitenciários identificaram uma imagem suspeita na região pélvica. Na abordagem, foram encontrados dois invólucros: um contendo 44 gramas de uma substância esverdeada, semelhante à maconha, e outro com 105 gramas de um pó branco, possivelmente cocaína. A Polícia Militar foi acionada e a unidade instaurou um procedimento interno para apurar o caso.
Em Lavínia, duas mulheres também foram flagradas tentando entrar com drogas. Na Penitenciária II “Luis Aparecido Fernandes”, agentes identificaram uma imagem irregular no escâner corporal de uma visitante, que, ao ser questionada, entregou voluntariamente um invólucro com substância semelhante à maconha e um pedaço de papel, possivelmente uma droga sintética. No mesmo complexo, na Penitenciária III “ASP Paulo Guimarães”, uma mulher foi flagrada com um invólucro contendo 122 gramas de maconha.
Em ambos os casos, a Polícia Militar foi acionada, e as suspeitas foram encaminhadas à delegacia para as providências cabíveis. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) destaca a importância dos rigorosos procedimentos de revista e reafirma o compromisso contínuo em coibir a entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais.