Maria de Lourdes Xavier Barbosa, de 64 anos, faleceu na madrugada do último domingo (23) após sofrer conseqüências decorrentes de um acidente na Rodovia Castelo Branco, em Porangaba. Ela foi internada em um hospital em Tatuí (SP), onde passou por uma cirurgia, mas não resistiu.
Presidente da associação Bravas Guerreiras, formada por mulheres assentadas e produtoras rurais, Maria viajou com outros sete passageiros para São Paulo, onde participaria de um encontro com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Durante a trajetória, o motorista da van tentou desviar de uma raposa na pista, perdeu o controle e colidiu na traseira de um caminhão. O impacto resultou em ferimentos leves para cinco passageiros, enquanto outro ocupante teve lesões moderadas. Inicialmente, Maria sofreu ferimentos leves nas pernas, mas relatava de dores.
Devido ao desconforto, Maria ficou em observação no hospital de Tatuí, onde exames identificaram um rompimento no braço. No sábado (23), foi submetida a uma cirurgia e mantida em coma induzido, mas faleceu na madrugada de domingo.
Velório e sepultamento
O corpo de Maria foi levado para Birigui, onde familiares realizaram o velório na Capela São Judas Tadeu. O sepultamento está previsto para as 10h desta segunda-feira (24).