A Prefeitura de Birigui informará um cronograma escalonado para o pagamento dos salários de dezembro, afetando cerca de 3 mil servidores municipais. A prioridade será dada aos funcionários com os menores vencimentos. A decisão foi comunicada na manhã desta segunda-feira (6), durante uma coletiva de imprensa, pela prefeita Samanta Borini, que detalhou as primeiras ações de seu governo.
Segundo as informações divulgadas, a folha de pagamento da Prefeitura está prevista em R$ 12 milhões líquidos. No entanto, a expectativa é que até quarta-feira (6) – prazo final para o pagamento, conhecido como quinto dia útil – a administração municipal tenha apenas R$ 4 milhões disponíveis em caixa. Os valores exatos e o cronograma completo ainda serão divulgados, mas Samanta Borini afirmou que a previsão é de que todos os pagamentos sejam concluídos até sexta-feira (10), caso os recursos esperados sejam integralmente recebidos. “A expectativa é de que, até o dia 10, possamos quitar todas as pendências, se os valores programados entrarem”, destacou a prefeita.
A situação financeira do município pode melhorar ao longo do mês, uma vez que a cidade deve receber repasses relativos ao IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) – cujo valor é dividido com os municípios – além do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o que pode aliviar o caixa municipal.
Embora não tenha sido reservado dinheiro para o pagamento de salários, a gestão anterior, sob a liderança do ex-prefeito Leandro Maffeis, quitou todas as obrigações financeiras relacionadas aos cargos que foram extintos no final de 2023. Ao assumir a prefeitura, Maffeis também implementou um pagamento escalonado dos salários de dezembro de 2020, alegando que os recursos disponíveis eram insuficientes.