Na manhã desta terça-feira, dia 7, a pediatria da Santa Casa de Birigui divulgou em suas redes sociais um comunicado alarmante: o aumento significativo de crianças acometidas por doenças respiratórias tem elevado a demanda de atendimentos na instituição. Com 100% de ocupação diária dos 12 leitos SUS disponíveis, a situação tem sido especialmente preocupante, sendo que seis dos menores internados testaram positivo para influenza A.
A Dra. Paula Tonete Bafi Crevelaro, coordenadora da Pediatria, destacou a importância da vacinação como medida preventiva. Ela alerta a comunidade sobre a necessidade de imunizar as crianças a partir de 6 meses contra a gripe e evitar locais com aglomerações. A vacina está disponível gratuitamente na rede pública de Birigui, sendo aplicada nas UBSs 1, 10 e 11 das 7h30 às 20h, e nos demais postos de saúde das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Diante da gravidade da situação, questionamentos surgiram sobre a resposta da Prefeitura de Birigui. Recentemente, o Prefeito Leandro Maffeis se autodeclarou interventor da Santa Casa através de decreto, o que o torna responsável por lidar com essa crise de saúde pública.
Em resposta à situação, o representante do Pô Birigui no legislativo, vereador Fabiano Amadeu, irá protocolar um requerimento requisitando informações e cobrando sobre o que o Poder Executivo irá fazer quanto a esta situação, como também irá protocolar uma indicação solicitando uma campanha ampla de vacinação, propondo inclusive a criação de um “Dia D de Vacinação”. Para o vereador, é essencial que a Prefeitura desenvolva estratégias eficazes para conscientizar a população sobre a importância da vacinação.
O Pô Birigui continuará acompanhando de perto essa situação preocupante, buscando medidas que possam minimizar os impactos na saúde da comunidade biriguiense.